Áreas de atuação

 


Um Engenheiro de Produção pode atuar em diversas organizações produtivas: empresas industriais e de serviços; indústrias dos ramos automotivo, da construção civil e de processos contínuos em geral, além de outras específicas, como mineração, siderurgia, cimento e química. Pode, ainda, desempenhar atividades na administração pública e na análise de investimentos, bem como atuar na organização, na logística e na gestão de serviços de apoio a eventos, esportivos ou artísticos.

Pode-se ter uma idéia mais precisa da atuação do Engenheiro de Produção conhecendo-se os problemas de que ele trata:
- Melhoria e garantia da qualidade dos processos: implanta e desenvolve sistemas de garantia da qualidade – como os Sistemas ISO 9000 –, focando, sempre, a qualidade do produto e o cliente.
- Produtividade focada em estratégias de manufatura: atua na organização e planejamento do fluxo de produção, redução de estoques, diminuição do tempo de atravessamento, otimização e racionalização de processos, entre outras atividades.
- Projeto de produtos ergonômicos: dedica-se a projeto de softwares ergonômicos, gestão de projetos e da inovação, redução do tempo de produção nominal em uma nova fábrica, transferência de tecnologia e de seu domínio efetivo.
- Organização do trabalho em sistemas complexos: volta-se para a formação, a qualificação e o desenvolvimento de competências adequadas a novas tecnologias.

Outras

Sua atuação é passível em vários segmentos compatíveis com a formação obtida no curso. Por exemplo, no gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa; no aperfeiçoamento de técnicas de produção; no ensino superior; na pesquisa; entre outros.

Dentre elas se destacam as áreas mais comuns:

Planejamento e controle
Implanta e administra processos de produção, estabelece padrões de qualidade e fiscaliza sua realização, além de gerenciar operações logísticas, como distribuição e armazenagem.

Engenharia do trabalho
Avalia custos, prazos e instalações para a execução de um projeto. Também administra a mão-de-obra para a prestação de serviços ou produção de bens.

Economia empresarial
Administra financeiramente uma empresa, definindo a aplicação de recursos, lidando com custos, prazos, juros, etc.

Desenvolvimento organizacional
Analisa e decide sobre a estrutura de uma empresa, de acordo com o mercado.